A emissão de carteiras de trabalho para brasileiros e estrangeiros ficará suspensa até o dia 29 de dezembro em Minas Gerais. Nesse período, será implantada uma nova plataforma digital para conferir mais agilidade ao processo de produção e entrega do documento.
Conforme a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG), nos postos conveniados - Unidades de Atendimento Imediato (UAIs), Sistema Nacional de Emprego (SINE) - o atendimento será suspenso a partir do dia 12. Já na sede da SRTE, que fica na Rua Curitiba, as carteiras serão emitidas até 22 de dezembro.
A SRTE ressalta que caso o trabalhador precise do documento até o dia 29, ele conseguirá retirar a carteira desde que comprove a urgência. Nesse caso, ele deverá procurar diretamente a Superintendência. Cada caso será analisado individualmente.
A mudança acontece em todo o país. Com o novo sistema, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) pretende reduzir o prazo mínimo para a emissão e entrega da carteira de trabalho, que atualmente é de dois a 15 dias. O novo documento será chamado de CTPS Digital.
Outro benefício da mudança é que o trabalhador não precisará mais esperar o momento da entrega da carteira para saber se tem alguma pendência que o impede de ter acesso ao documento. Segundo a chefe substituta do Setor de Identificação e Registro Profissional do SRTE/MG, Maria Auxiliadora Ribeiro Perdigão, o novo sistema será integrado aos bancos de dados da Caixa Econômica Federal e da Receita. Assim, o servidor ou agente conveniado terá acesso a todos os dados do trabalhador já no primeiro atendimento. Caso seja identificada uma pendência, ele será informado imediatamente para que regularize sua situação.
A Superintendência também destaca que ainda hoje alguns postos conveniados não possuem webcam e precisam solicitar uma foto 3x4 dos usuários para o documento. A partir da mudança no sistema, todos os locais contarão com o equipamento e a imagem do cidadão poderá ser capturada durante o atendimento, o que vai tornar a solicitação da carteira 100% gratuita para o cidadão.