O programa social Valores de Minas comemorou ontem à noite uma década de sucesso com o espetáculo 'Zanzar', no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A montagem, que descreve a saga de uma família circense, é a síntese das atividades e experiências desenvolvidas por cerca de 570 jovens, alunos da rede pública de ensino, selecionados a cada ano para ingressar no programa para aulas de teatro, dança, artes visuais, circo e música, além de literatura, ética e cidadania.
O Valores de Minas é uma parceria entre o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o governo de Minas Gerais, que promove ações voltadas para a arte, educação e cidadania. O governador Alberto Pinto Coelho esteve no evento e falou sobre a proposta. “É uma iniciativa louvável, com vista a estimular a juventude a buscar, por meio das manifestações artísticas, um caminho para poder apreciar o despertar do mundo, dos valores e de uma consciência mais universalizada”, pontuou.
A primeira-dama de Minas e presidente do Servas, Célia Pinto Coelho, destacou a trajetória do programa. “É a consolidação da continuidade de um trabalho de resgate e valorização humana, de inserção social. Completar 10 anos, comemorando no Palácio das Artes, significa amadurecimento, crescimento, não só dos atores, mas dos professores e de toda equipe”, sugeriu.
Criado em 2005, o programa já atendeu 5.710 jovens. Andrea Neves, ex-presidente do Servas e pioneira do projeto, resumiu a comemoração. “A noite de hoje (ontem) celebra o sucesso de um longo trabalho feito por muitas pessoas, que somaram dedicação, afetos e compromissos com a juventude de Minas Gerais, para que a gente pudesse colocar de pé um programa dessa dimensão, com os resultados alcançados do Valores de Minas”.