De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do ClimaTempo, o período pode ter volume acumulado de até 50 mm, principalmente durante a noite deste sábado. Devido à frente fria, os termômetros não passam de 25 °C durante o dia. Já o domingo deve ser todo de chuva mais intensa e mais frio, com temperatura máxima de 21 °C.
A frente fria também atinge as regiões Central, Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Oeste, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Na segunda-feira, ela começa a deixar essa área do estado e migrar para o Norte e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Com a mudança, a temperatura deve voltar a subir na Grande BH, que passa a ter apenas pancadas de chuva isoladas.
Ainda segundo o meteorologista, a previsão é de que o tempo continue assim até o fim do ano. “Não esperamos muita chuva para o Natal e Ano Novo, só aquelas pancadas típicas de verão mesmo”, comenta.
Apesar dos especialistas terem previsto um dezembro de muita chuva – a expectativa era de superar em 30% a média para o período – o mês tem tido pouca precipitação..