A Polícia Civil apresentou, na manhã desta terça-feira, Marco Túlio Petersenn Leal, de 28 anos, apontado como autor de furtos de carros de luxo em lava jatos na Grande BH. Ele foi detido na quarta-feira passada, quando chegava em casa com um veículo com queixa de roubo.
O caso é investigado pela delegada Renata de Oliveira Lima, da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Contagem. A equipe confirmou que entre maio e novembro deste ano, Leal conseguiu levar uma caminhonete Mitsubishi L 200, um carro Toyotta Corolla e uma picape Hilux de casas do ramo de limpeza veiculares do Eldorado. O suspeito aparece em gravações das câmeras de dois dos cinco estabelecimentos onde agiu, apenas dois deles sem sucesso.
Os levantamentos sobre as atuações de Leal começaram em junho, logo depois do furto da L 200, no dia 10 de maio. Enquanto a equipe fazia as apurações, ocorreu o roubo do Corolla, em circunstâncias praticamente idênticas. Nos dois casos, as vítimas descreveram o autor como sendo um homem jovem, boa aparência, muito alto, de boa articulação e tatuagens nos braços. Segundo a delegada Renata Lima, ele se apresentou como parente ou amigo dos donos dos carros e convenceu os funcionários a entregar as chaves dos veículos. Para isso, ele colocava um comparsa para falar com os funcionários do estabelecimento, se passando pelo dono.
Em 6 de novembro, novo registro de furto, desta vez da Hilux. A delegada disse que o dono havia acabado de comprar a caminhonete, pelo valor de R$ 100 mil e levado para uma oficina para reparar a parte elétrica, onde pagou à vista R$ 2.700 pelo serviço. O funcionário da oficina levou para o lava jato do conhecido, onde trabalha pai, filho e sobrinho. Mais uma vez, apenas na conversa, ele conseguiu que os funcionários entregassem o veículo. Ele se passou por irmão do proprietário e pôs o comparsa para falar com as vítimas pelo celular.
Há imagens do suspeito perto do lava jato e quando ele passa em frente às câmeras com a caminhonete. Também há imagens dele indo embora com o Corolla.
Confira o vídeo divulgado pela Polícia Civil
O primeiro registro da ficha criminal do suspeito foi feito quando ele tinha 18 anos. Ao todo, ele tem cinco autuações e aparece em quatro inquéritos. Leal costumava roubar com violência, ameaçando as vítimas com uma arma, mas mudou de tática. Segundo as investigações, ele aproveita a boa aparência para cometer os crimes.
Na quarta-feira, logo depois que as imagens de um dos crimes foram divulgadas, ele foi detido por policiais que estavam de campana no entorno de sua casa, no Bairro Arvoredo. Com ele foi apreendido um Uno, que foi tomado de assalto no Bairro Ouro Preto.