Conforme a delegada Camila da Silva, no dia do crime Deivison foi até a casa de Lucineia e em seguida os dois saíram para um passeio de carro. Ao retornarem à casa da vítima, ele sacou uma faca e aplicou vários golpes no abdômen da ex-namorada. Ainda segundo os depoimentos fornecidos durante a investigação, depois que ela caiu, Deivison deu mais outro golpe, desta vez no pescoço da vítima.
Segundo a delegada, o autor do crime fez uso de bebida alcoolica antes de matar Lucineia. Ele alegou que que sofreu estupro em um sítio de uma amiga da vítima e que ela teve envolvimento com o caso. Após cometer o crime, Deivison roubou o veículo da vítima e alguns de seus pertences e fugiu do local.
No dia seguinte, ele foi localizado pela Polícia Militar, na cidade de Capelinha. Como não conseguiu receptar o veículo da vítima, passou a conduzir o automóvel em alta velocidade e acabou por colidir com uma árvore. O investigado foi localizado pelos policiais em um bar nas proximidades e encaminhado à Delegacia de Polícia. Após sua detenção, o investigado foi levado a São José da Lapa e foi cumprida sua prisão preventiva..