O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais apresentou, nesta quarta-feira, a mais nova aeronave a integrar a frota de resgate da corporação. O helicóptero modelo EC 145 tem capacidade para nove pessoas e é o único do Brasil configurado para missões aeromédicas e voo por instrumentos, realizado em condições de visibilidade baixa. Anteriormente, a frota contava com dois helicópteros modelo esquilo, com capacidade para seis pessoas, e um avião Cesnna 2010, com a mesma capacidade.
A aeronave foi apresentada durante a solenidade que comemora no aniversário do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), nesta manhã. A unidade é responsável pela utilização de aviões e helicópteros em todo o estado. Desde 2006, 3.415 pessoas foram resgatadas em 5 mil horas de voo. A equipe é formada por 50 bombeiros militares e 16 médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), atuando em conjunto 24 horas por dia.
Segundo a corporação, o BOA ainda atua no combate a incêndios florestais, ações de Defesa Civil – levando medicamentos e alimentos a comunidades atingidas por catástrofes -, e realizando o transporte de equipes médicas e órgãos através de uma parceria com o MG Transplantes.