A chegada de uma frente fria vinda do litoral da Região Sudeste do Brasil poderá trazer pancadas de chuva para a Grande Belo Horizonte nos próximos dias, inclusive durante o Natal. Além disso, conforme alerta da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitido nesta tarde, de hoje até a próxima terça-feira as condições meteorológicas serão favoráveis a ventos fortes, que podem atingir até 50 quilômetros por hora.
Ainda segundo a Defesa Civil, há previsão de acumulados significativos de chuva para a Capital que podem superar os 120 milímetros. De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto PUC Minas TempoClima, existe grande possibilidade de o fim de semana ser chuvoso em BH.
A chuva também chega ao interior de Minas, principalmente para a Região Sul, nas cidades de Poços de Caldas e Passos. Conforme o meteorologista, as regiões de Furnas e Três Marias serão beneficiadas com o volume de chuva que vai chegar no estado.
“Essa época do ano é corriqueiro termos essa incidência de chuva e já esperávamos isso, principalmente depois do longo período de estiagem que tivemos. Esse instabilidade vem do Oceano Atlântico e vai se concentrar principalmente no centro do Brasil”, completou Heriberto.
Previsão para o Verão
A Cemig também divulgou a previsão do tempo para o Verão em Minas. A estação mais quente do ano terá início no próximo domingo e marca o ápice do período chuvoso.
A próxima temporada do verão será influenciada pelo fenômeno El Niño, já que as temperaturas do Oceano Pacífico se encontram acima da média na região equatorial. Esse fator deve contribuir para que as temperaturas fiquem acima da média história em grande parte de Minas Gerais.
Conforme a companhia, em dezembro, as chuvas deverão ficar ligeiramente abaixo da média esperada para o mês no Sul de Minas, Triângulo e Oeste. Já nas outras regiões, as chuvas deverão ficar próximas da média histórica. Para janeiro, a previsão é que as chuvas fiquem dentro da normalidade no Sul de Minas, Leste e Zona da Mata e levemente abaixo da média histórica no restante do Estado.