Jornal Estado de Minas

Racionamento é suspenso e moradores de Juiz de Fora podem usar água normalmente no Natal e Ano Novo

Suspensão é permitida apenas nos dias 24, 25, 31 de dezembro e primeiro de janeiro. Expectativa que no início de fevereiro sistema de rodízio seja encerrado

Estado de Minas
Os moradores de Juiz de Fora, na Zona da Mata, vão poder utilizar água normalmente durante as festas de Natal e Ano Novo.
A decisão de suspender o racionamento, em vigor desde outubro, é da Companhia Municipal de Saneamento (Cesama). Nos dias 24, 25 e 31 dezembro e 1 de janeiro, o consumo está liberado, mas nos outros dias deve-se seguir o rodízio estabelecido pela companhia.

Porém, conforme o diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, a situação do município ainda é preocupante. Os reservatórios Chapéu d’Uvas e João Penido continuam operando, respectivamente, com 40 e 29% da sua capacidade, enquanto São Pedro está em 71%.

“Desde o ano passado estamos sofrendo com a falta d'água e a escassez de chuvas. Por isso nós tivemos que implantar o rodízio na cidade, mas a população acolheu a causa e está ajudando muito. Entendemos que nesses quatro dias de recesso, o uso pode ser liberado para que todos possam festejar com tranquilidade”, disse André de Souza.

Segundo a Cesama, desde o racionamento foi implantado em Juiz de Fora, o município conseguiu economizar cerca de 6% dos níveis encontrados nos reservatórios.
Porém, neste fim de ano, um novo manancial começou a ser utilizado para abastecer as residências.

Por causa da seca, a prefeitura de Juiz de Fora iniciou uma campanha voltada para os servidores públicos, que estão recebendo orientações para evitarem o desperdício, atuando ainda como agentes multiplicadores junto à família e amigos.

A tabela sobre o rodízio do abastecimento dos bairros de Juiz de Fora pode ser acessada no site www.cesama.com.br..