Tradição em Belo Horizonte, o almoço de Natal do Restaurante Popular reuniu cinco mil pessoas, numa festa completa, com direito a banquete de graça, distribuição de presentes e a presença de pelo menos cinco Papais Noéis. Um deles era Mário de Assis, de 54 anos, que há 20 anos participa do evento. “Sei que tem muito abraço que damos aqui que são recompensas pelo sofrimento que essas crianças passam”, afirma o bom velhinho. Junto com ele, mais de 80 voluntários participam da festa natalina.
Desde cedo, uma fila grande já se formava na porta da unidade, próxima à rodoviária, no Centro de BH, à espera do almoço. No cardápio: arroz, feijão, lombo, salada de batata, laranja e maça. “Sempre tive vontade de vir ao almoço. É uma delícia”, conta a dona de casa Adriana Rodrigues, de 38 anos, que levou o marido e os três filhos. A família, de Contagem, na Região Metropolitana de BH, era só sorrisos. Além do almoço, a turma voltou para casa carregada de presentes.
Quem aproveitou a festa também foi Bruno Carlos, de 13 anos, que foi junto dos irmãos e da avó. O menino estava vestido com fantasia do Papai Noel feita pela avó. “O pessoal gosta, tira foto”, conta. No almoço popular, até o Papai Noel mirim saiu com presente. “Ganhei uma bola”, diz. Já é a segunda vez que a família participa da celebração. “É todo mundo querendo doar amor. É muito bom. As crianças ficam muito alegres”, conta a avó da criançada, Lourdes de Assis, de 64.