Jornal Estado de Minas

Polícia Civil vai pedir prisão preventiva do suspeito de matar fiscal de supermercado

Investigação precisa agora esmiuçar a real motivação do homicídio.A Polícia acredita que a motivação para o crime seja o caso extraconjugal de Vinícius com a mulher de Ivair, que confessou o crime

Guilherme Paranaiba

Foto do banco de informações da Polícia Civil ajudou a identificar o suspeito - Foto: Polícia Civil/Divulgação


A Polícia Civil vai pedir a prisão preventiva do bancário e ex-policial civil Ivair Maria Alves, 46 anos, flagrado por câmeras de um supermercado do Bairro Cidade Nova, Nordeste de BH, como o responsável por atirar e matar o vigia do estabelecimento, Vinícius Linhares de Jesus, 34. Segundo o delegado Wagner Pinto, chefe do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP), há um registro na delegacia de agressão praticada por Ivair contra a mulher em março, Tatiane Assunção, 34, que teria um caso com o vigia do supermercado. "Vamos representar pela prisão preventiva para que ele fique preso até o julgamento do caso", diz o delegado.

Depois de esclarecer a dinâmica do assassinato com base nas imagens das câmeras de segurança do supermercado e também de outro estabelecimento que flagraram a fuga de Ivair, a Polícia Civil precisa esmiuçar a real motivação do homicídio. Apesar do acusado alegar que matou Vinícius por temer que o vigia estaria interessado em sua filha de 12 anos, os investigadores de plantão do DIHPP acreditam que isso foi apenas um subterfúgio para encobrir o motivo verdadeiro, o caso extraconjugal de Vinícius com a mulher do ex-policial.

Os agentes que trabalharam durante o plantão encontraram uma foto de Tatiane e Vinícius postada em 26 de outubro na página que o vigia mantinha em uma rede social. Os policiais também encontraram uma imagem da filha de Ivair sozinha, mas essa fotografia não foi vinculada à página de Vinícius. "A dinâmica do caso já está resolvida. Precisamos agora esclarecer com mais detalhes as circunstâncias que motivaram o fato", completa o delegado Wagner Pinto. Como Ivair foi preso em flagrante, a Polícia Civil tem 10 dias para concluir o inquérito.

Entenda o caso


A vítima trabalhava como segurança do supermercado, que fica na Avenida Cristiano Machado.
No fim da manhã, imagens das câmeras de segurança do local flagraram o momento em que um homem entra no estabelecimento olhando para os lados, como se procurasse o alvo. Quando avista Vinicius, vai em direção a ele e saca uma arma. O criminoso atira na cabeça do funcionário e sai caminhando tranquilamente. O suspeito entrou em um veículo de cor escura e fugiu no sentido Bairro Primeiro de Maio. Uma testemunha que o seguiu afirmou que ele trocou de veículo no trajeto e seguiu a fuga em uma moto. O suspeito foi localizado poucas horas depois, em casa.

Veja vídeo do momento do crime



Família se despede


O corpo de Vinícius é velado desde o início da manhã em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele será enterrado às 16h30 no cemitério municipal, no Centro da cidade. 

.