O segundo filhote de gorila nascido no Zoológico de Belo Horizonte vai se chamar Jahari. O público escolheu o nome, de origem africana, por meio de votação na internet. O bebê gorila é filho de Imbi com o macho Leon. De acordo com a Fundação Zoo-Botânica, o nome campeão, que significa jovem forte e poderoso, contabilizou 2.168 votos, 42% do total. Em segundo lugar ficou o nome Ayo (felicidade), com 39%, e em terceiro, Bakari, com 18% dos votos.
A escolha do nome vem para fechar uma polêmica. O Ministério Público de Minas Gerais recomendou que a Prefeitura de BH suspendesse a votação porque os nomes africanos poderiam remeter a racismo. A promotoria foi acionada pelo Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (Insod).
O nome do primeiro filhote, de Leon com a fêmea Lou Lou, também foi escolhido por votação. O pequeno se chama Sawidi, que significa querido e amado em tupi-guarani.
Nova fase
De acordo a Fundação Zoo-Botânica, os dois filhotes deram início a uma fase de “pequena independência”. Nos primeiros meses de vida, eles ficam agarrados ao colo da mãe. Sawidi nasceu no dia 5 de agosto e Jahari em 10 de setembro, por isso agora eles começam a firmar o corpo sobre as quatro patas como se fossem “engatinhar”.
Embora permaneçam ainda junto às mães, os pequenos já conseguem variar as posições em que se agarram a elas. Nessa etapa de desevolvimento, o pai Leon tem se mostrado atencioso e amoroso. Sempre que possível carrega um dos filhotinhos pelo recinto para um banho de sol.