Os meses de janeiro e fevereiro tiveram o maior índice de furtos e roubos de veículos em Belo Horizonte neste ano. Os dados são de um balanço feito pela Coordenação de Operações Policiais (COP) do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), comparando os resultados com os obtidos de janeiro a novembro de 2013.
Apesar das elevações nos meses mencionados, o resultado total registrou uma queda de 12,2% nos casos de veículos furtados ou roubados na capital, diminuindo de 8.165 ocorrências para 7.165. O destaque foi para os números do mês de agosto, quando foi completado um ano que as delegacias especializadas passaram a atuar de forma regionalizada em Belo Horizonte, com 37,4 menos casos, passando de 821 veículos para 514.
Outro índice destacado, a recuperação de veículos aumentou 23,6%. Somente no mês de maio, os agentes conseguiram recuperar quase o dobro de veículos furtados ou roubados na capital, com alta de 92, 6%, passando de 282 casos em 2013, para 543 em 2014. O total de recuperações passou de 3.408 para 4.211.
Os números de veículos recuperados se referem aos casos em que houve a restituição ao proprietário do automóvel em condições de uso, não incluindo a localização apenas de carcaças ou peças em oficinas de desmanche.
Segundo o delegado Adriano Assunção Moreira, titular da Delegacia Especializada de Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores de Belo Horizonte (Deav/BH), a redução do número de furtos e roubos é resultado, sobretudo, deste trabalho que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2013. “Atuamos em uma espécie de prevenção indireta, já que prendemos também os principais receptadores dos veículos roubados e furtados, o que inclui os donos de oficinas de desmanche”, comenta.