Deve chover rápido também hoje, o que amenizará o calor por alguns minutos, segundo a meteorologista Adma Raia. Há uma frente fria vinda do litoral do Rio de Janeiro que deve chegar amanhã, segundo a especialista. De acordo com Ruibran, havia uma massa de ar quente sobre Minas, que bloqueava a chegada da frente fria. Ele diz que na virada do ano houve formações de chuvas no Campos das Vertentes, em alguns municípios da Zona da Mata e choveu pouco no Sul de Minas.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) emitiu alerta ontem de baixa umidade do ar e calor. “A presença de uma massa de ar seco sobre a região metropolitana pode deixar a umidade relativa do ar em torno de 30% a 20% e temperaturas acima dos 30 graus, principalmente nos períodos da tarde. O alerta vale até sábado (amanhã)”, informou a Comdec.
Em um dos momentos mais quentes da tarde de ontem, a estudante de direito Lorena Alcântara, de 25 anos, se rendeu ao frescor dos sorvetes de pistache e tangerina. “Em casa, ventilador ligado o tempo todo. Nem consigo dormir de tanto calor. Sempre uso roupas leves, saias e chinelo. Tomo água o tempo todo para não ficar desidratada e onde vou carrego uma garrafinha”, ensina a estudante, que saiu de uma sorveteria direto para uma cachoeira em Rio Acima, na Grande BH, acompanhada das amigas, as irmãs Gabriela, de 21, e Alice Zocrato, de 25. O dono da sorveteria, Domingos Dias Montenegro, disse ter aumentado a produção em 30% por causa do calor. Pelo menos 2 mil pessoas passaram pela estabelecimento ontem.
COMO ENFRENTAR O CLIMA QUENTE
» Beber muita água, água de coco e sucos naturais
» Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas
» Evitar frituras
» Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou pôr uma bacia com água.
» Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h
» Evitar banho com água muito quente, pois resseca ainda mais a pele
» Em caso de problemas respiratórios, procurar um especialista
» Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou a polícia.
Fonte: TempoClima e Comdec.