A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) emitiu alerta ontem de baixa umidade do ar e calor. “A presença de uma massa de ar seco sobre a região metropolitana pode deixar a umidade relativa do ar em torno de 30% a 20% e temperaturas acima dos 30 graus, principalmente nos períodos da tarde. O alerta vale até sábado (amanhã)”, informou a Comdec.
Em um dos momentos mais quentes da tarde de ontem, a estudante de direito Lorena Alcântara, de 25 anos, se rendeu ao frescor dos sorvetes de pistache e tangerina. “Em casa, ventilador ligado o tempo todo. Nem consigo dormir de tanto calor. Sempre uso roupas leves, saias e chinelo. Tomo água o tempo todo para não ficar desidratada e onde vou carrego uma garrafinha”, ensina a estudante, que saiu de uma sorveteria direto para uma cachoeira em Rio Acima, na Grande BH, acompanhada das amigas, as irmãs Gabriela, de 21, e Alice Zocrato, de 25. O dono da sorveteria, Domingos Dias Montenegro, disse ter aumentado a produção em 30% por causa do calor. Pelo menos 2 mil pessoas passaram pela estabelecimento ontem.
A Comdec desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h, especialmente entre 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Mesmo assim, Daniel Soares, de 35, fazia caminhada ontem à tarde na Barragem Santa Lúcia, na Região Centro-Sul. “Sempre procuro caminhar onde há sombra e o tempo todo bebo água e molho os cabelos.” A estudante de psicologia Nívia Carvalho, de 31, também procurou se refrescar na Barragem Santa Lúcia, mas preferiu ficar sentada na sombra tomando água de coco gelada. Os amigos Rafael, de 12, e Davi Júnior, de 9, tiveram mais coragem e pularam de cabeça nas águas da barragem.
COMO ENFRENTAR O CLIMA QUENTE
» Beber muita água, água de coco e sucos naturais
» Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas
» Evitar frituras
» Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou pôr uma bacia com água.
» Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h
» Evitar banho com água muito quente, pois resseca ainda mais a pele
» Em caso de problemas respiratórios, procurar um especialista
» Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou a polícia.
Fonte: TempoClima e Comdec