A Polícia Rodoviária Federal divulgou na tarde desta sexta-feira um balanço preliminar dos acidentes ocorridos durante o feriado do fim de ano nas estradas que cortam Minas Gerais, que diminuíram, se comprados ao mesmo período do ano passado.
No balanço parcial, o número de vítimas com ferimentos – 223 pessoas – também caiu 26% em relação ao mesmo período de 2013. Segundo o inspetor Aristides Júnior, chefe da Comunicação Social da PRF em Minas, é preciso destacar a queda de 74% no índice de mortes nos últimos dias de 2014, com o registro de oito óbitos, sendo que em 2013 foram 31 mortes no mesmo período."Se formos pensar que foi registrada menos de uma morte por dia em seis dias, esse total pode ser comparado a um fim de semana, que muitas vezes registra mais mortos, o que é positivo, sem dúvida", explica. "Isso se deve à fiscalização em pontos considerados críticos e à postura mais cautelosa dos motoristas", acrescenta.
O inspetor ressalta ainda que dos 244 acidentes, apenas 33 foram graves. "As falhas humanas, como ultrapassagem irregular, são as principais causadoras de ocorrências desse porte." Ele recomenta que na volta para casa os motoristas evitem atitudes como lutar contra o sono e ultrapassar pelo acostamento. "O ideal é parar a cada duas horas", comenta.
Em nota, a Polícia Rodoviária Federal divulgou a realização de 4.422 testes de alcoolemia (presença de álcool no sangue).
Números preliminares semana 27/12/14 a 1/1/15
244 acidentes
33 acidentes graves
223 feridos
Oito mortos