(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Correção: BHTrans vai lançar licitação para mudar sistema de abertura de portas das estações do Move

A abertura das portas serão feitas por motoristas dos ônibus por tecnologia radiofrequência. Edital deve ser lançado em dois meses


postado em 05/01/2015 18:42 / atualizado em 06/01/2015 18:36

Passageiros correm riscos ao ficar do lado de fora das portas estragadas nas estações(foto: Beto Magalhães/EM/D.A.Press)
Passageiros correm riscos ao ficar do lado de fora das portas estragadas nas estações (foto: Beto Magalhães/EM/D.A.Press)

A BHTrans vai lançar licitação para a implantação do novo sistema de abertura de portas das estações do BRT/Move em dois meses. Diferentemente do que divulgado pelo em.com.br, o edital não prevê a manutenção das portas dos terminais, que apresentam problemas há mais de seis meses.

No novo sistema, as portas vão ganhar emissores. Quando os veículos se aproximarem dos terminais, os motoristas serão responsáveis por acionar a abertura por radiofrequência. A tecnologia está sendo testada desde dezembro.

Os equipamentos estão com problemas desde agosto de 2014. Algumas passagens por onde as pessoas entram nos coletivos ficam constantemente abertas. Em dezembro, um usuário do sistema rápido por ônibus morreu depois de ser atingido pelo veículo ao colocar a cabeça para fora da estação.

Em 22 de dezembro, a reportagem do Estado de Minas percorreu as 59 cabines das 36 estações de transferência de passageiros em funcionamento no BRT municipal e constatou que das 456 portas de vidro que deveriam abrir apenas com a aproximação dos ônibus, 285 estão ficando sempre abertas, o que equivale a 62,5%.

A BHTrans informou, através de nota, que os “custos operacionais relacionados à bilheteria e sistema de acesso, compreendendo também a manutenção de linhas de bloqueio, catracas das Estações de Transferência e Integração e portas automáticas para acesso dos usuários aos ônibus e plataformas das Estações de Transferência”, passaram a ser responsabilidade das concessionárias. Dessa forma, segundo a empresa, a manutenção das portas automáticas para acesso dos usuários às estações e aos ônibus já encontra-se a cargo dos consórcios concessionários.

Morte

Ainda está sendo investigado as causas da morte de um passageiro atingido por um ônibus do Move aguardava em uma das estações na Avenida Antônio Carlos, na Pampulha. Segundo a Polícia Militar (PM), o passageiro aguardava por um coletivo, quando colocou a cabeça para fora da plataforma e foi atingido pelo retrovisor. A vítima caiu no concreto e foi atropelado. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada, mas o homem não resistiu e morreu no local. O acidente aconteceu em 25 de dezembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)