Jornal Estado de Minas

BHTrans adia licitação para limpeza e supervisão das estações do BRT/Move

Segundo a empresa de trânsito, concorrência foi adiada por tempo indeterminado para a prestação de esclarecimento sobre o edital às empresas interessadas

Cristiane Silva
Na tarde passada, a empresa de trânsito da capital anunciou outras licitações devem ser lançadas nos próximos meses, desta vez para manutenção das portas das estações de transferência - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press


Foi adiada a licitação para contratação de serviços de limpeza e supervisão das estações de transferência do BRT/Move de Belo Horizonte. O adiamento foi publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira.

A concorrência pública busca o fornecimento de mão-de-obra para limpeza dos vidros, supervisão, bem como serviços de limpeza pela metodologia do metro quadrado limpo nos locais de embarque e desembarque do transporte rápido por ônibus nas pistas exclusivas. Conforme a BHTrans, a licitação foi adiada por tempo indeterminado por conta de esclarecimentos e impugnação, a respeito do edital, que ainda precisam ser respondidos às empresas interessadas.

Na tarde passada, a empresa de trânsito da capital anunciou outras licitações devem ser lançadas nos próximos meses, desta vez para manutenção das portas das estações de transferência. Os equipamentos estão com problemas desde agosto de 2014. Algumas passagens por onde as pessoas entram nos coletivos ficam constantemente abertas. Em dezembro, um usuário do sistema rápido por ônibus morreu depois de ser atingido pelo veículo ao colocar a cabeça para fora da estação.


Por meio de nota, a BHTrans informou que os procedimentos e preparações das licitações estão em andamento. Os editais de manutenção dos equipamentos devem ser lançados ainda no primeiro bimestre deste ano. A empresa que administra o trânsito na capital mineira também esclareceu que a maioria das portas estão com problemas devido ao acionamento do botão de emergência de forma indevida por usuários. (Com informações de João Henrique do Vale).