Jornal Estado de Minas

Belo Horizonte se despede de decoração natalina

A Cemig, responsável pelo projeto de iluminação, estima que cerca de 230 mil pessoas visitaram a Praça da Liberdade

Landercy Hemerson
Belo Horizonte se despede de decoração natalina - Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press

Um dos mais belos cartões-postais de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade recebeu ontem centenas de pessoas, na última noite da decoração natalina. Pela tradição, no Dia de Reis, em 6 de janeiro, as pessoas desmontam seus presépios e árvores de Natal. A Cemig, responsável pelo projeto de iluminação, estima que cerca de 230 mil pessoas visitaram a praça.

Às 19h24, as luzes de Natal foram acesas para alegria das pessoas que aguardavam no local, a maioria famílias com crianças. A perita judicial Maria Elisa Brasil, de 45 anos, com a filha Elisa, de 10, e a amiga Kenia, de 19, logo se levantou do meio-fio. “Desde a década de 1980, venho contemplar a decoração. Nos últimos cinco anos, está cada vez mais sofisticado”, disse a perita. A filha dela não se limitou à beleza da iluminação. “Além das luzes, aqui a gente sente o clima natalino entre as pessoas”, afirmou Elisa.

O casal Carlos Roberto, de 29, e Gabriela Melo, de 26, com o filho Miguel, de 1, pela primeira vez foi ver a decoração da praça.
“Viemos pelo Miguel, que gosta muito das luzes. Mas não é um espetáculo só para crianças”, constatou Carlos. “Ficamos sabendo que era o último dia da iluminação. Apesar da tradição de retirada da decoração natalina, bem que poderiam estender a permanência, pois atrai muita gente nesse período de férias”, sugeriu Gabriela. Miguel, por sua vez, estava radiante com tantas luzes.

TRADIÇÃO MINEIRA  A temática da iluminação buscou valorizar as tradições mineiras, representadas pelas cores alusivas à bandeira do estado e decorações que remetiam aos usos e costumes de Minas. No projeto, predominaram o vermelho e o branco, destacando as cores do estado e do Natal.

.