Em greve há uma semana, agentes de combate a endemias e comunitários de saúde participam de uma manifestação em frente à Secretaria Municipal de Saúde da capital no início da tarde desta segunda-feira. Eles fecharam a Avenida Afonso Pena no sentido Mangabeiras, na altura do Bairro Funcionários.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), cerca de 200 agentes estão no protesto, que começou por volta das 9h, e prometem deixar o local somente após um encontro com o secretário Municipal de Saúde de BH, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior. Até o momento eles não obtiveram resposta.
A categoria que suspendeu as atividade é responsável pelo combate à dengue e à febre chikungunya, entre outros, e é formada por cerca de 3,5 mil pessoas. Os agentes cobram o pagamento do piso salarial de R$ 1.014, estabelecido em julho de 2014 pela lei federal 12.994, e a inclusão dos profissionais no plano de carreira dos servidores da saúde. A categoria vai participar de uma assembleia amanhã, para definir os rumos do movimento.