Vândalos invadiram o Centro de Cultura Flamenca Los Del Rocio, na Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na madrugada desta segunda-feira. Obras de arte do pintor espanhol Carlos Carretero foram pichadas e itens de decoração da galeria quebrados. Os proprietários levaram um grande susto nesta manhã ao chegar no imóvel, que fica na Rua Antônio de Albuquerque, 290.
De acordo com Carretero, nada foi roubado – como outras vezes aconteceu no centro de cultura. Os vândalos destruíram pelo menos 10 quadros, quebraram um espelho dentro do ateliê do artista, pintaram vidros e derrubaram uma parede de gesso na galeria de arte. “Foi um vandalismo gratuito”, afirma o artista. Segundo ele, há alguns meses entraram no espaço para roubar computadores e telefones, mas desta vez, os invasores queriam bagunçar.
A polícia foi acionada e a perícia está avaliando os prejuízos. Ainda não se sabe como os vândalos entraram no Los Del Rocio, mas tudo indica que usaram uma passagem pelo restaurante que fica ao lado do imóvel. Carretero está extremamente chocado com a ação criminosa e não consegue entender os motivos para tal violência. “Jogaram tudo pelo chão, está tudo revirado. Pintaram frases desconexas, símbolos sem sentido e corações por todo o ambiente”.
O espaço promove há mais de 15 anos cursos de dança flamenca, palestras, festas temáticas, espetáculos de dança, cursos de culinária espanhola e exposições. A dançarina Fátima Carretero, esposa de Carlos, disse que não há prejuízos para o material de dança, que não foi alvo dos vândalos.