Jornal Estado de Minas

Motorista fica ferido após invadir contramão em viaduto exclusivo do Move e bater em ônibus

Segundo a PM, idoso que dirigia carro de passeio atingiu a frente do coletivo depois de errar sinalização. Vítima de 62 anos foi socorrida em estado grave

Márcia Maria Cruz Thiago Lemos
Batida interditou o viaduto do Move por cerca de duas horas, deixando o trânsito lento - Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press

Uma colisão frontal entre uma caminhonete Mitsubishi L200, de placa HEC-1940, e um ônibus articulado da linha 511 C resultou em um ferido e fechou o viaduto Nansen Araújo, que dá acesso à pista exclusiva do BRT Move na Avenida Antônio Carlos, no Bairro Lagoinha, Região Noroeste de Belo Horizonte. Por volta das 20h20, o motorista Custódio do Nascimento Ferreira, de 62 anos, invadiu a faixa exclusiva e entrou na contramão batendo de frente com o coletivo que seguia no sentido bairro-Centro.

Veja galeria de fotos do acidente

“A pick-up ocupou a faixa exclusiva do Move e colidiu com o ônibus”, informou o aspirante Herman Ameno, do 1º Batalhão de Bombeiros, que participou do resgate. Segundo o militar, a vítima estava consciente quando foi retirada das ferragens e foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital João 23.

A parte dianteira do ônibus ficou bastante danificada, mas nenhum ocupante do coletivo ficou ferido. Assustados os passageiros tiveram que descer no viaduto que ficou interditado por duas horas pelo menos. Às 22h, oito ônibus articulados ficaram parados sem ter como seguir viagem, enquanto estava sendo feito o resgate.

O motorista do ônibus Renato Vitor Laerte, de 30, disse que foi surpreendido com a caminhonete. “Estava subindo na minha faixa.
Depois de fazer a curva me deparei com a caminhonete na contramão. Na hora só tentei frear”, disse.

Segundo a PM, motorista desrespeitou placa na Avenida Oiapoque, que proíbe conversão de carros - Foto: Reprodução/TV Alterosa
Uma das hipóteses que explica o acidente é o condutor ter ignorado um aviso de conversão proibida. Para sair na Avenida Antônio Carlos, em direção à Pampulha, o motorista da caminhonete teria que seguir pela rua Curitiba e virar à esquerda no viaduto paralelo à Rua Vinte Um de Abril. No entanto, ele seguiu direto até a Avenida Oiapoque, onde fez uma conversão à esquerda permitida apenas para ônibus. O fato de ter errado o acesso fez com que ele entrasse em uma via exclusiva do Move no viaduto Nansen Araújo, que é de mão dupla para os coletivos..