Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater pelo menos seis incêndios em lotes vagos ou áreas de vegetação na Grande BH somente na tarde deste sábado. Segundo meteorologista, o tempo seco pode agravar essas situações.
De acordo com os registros dos bombeiros, a primeira ocorrência aconteceu pouco depois das 13h no Bairro Santa Maria, em Contagem, onde o fogo em um lote vago ameaçava casas vizinhas. A vegetação de um lote vago também pegou fogo no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul da capital.
De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto TempoClima PUC Minas, a umidade relativa do ar na região da Pampulha chegou aos índices de 25% e 30% na tarde de hoje, o que já configura estado de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde. Nas últimas duas horas, a temperatura chegou a 32 graus na Pampulha e 33 na região do Bairro Carlos Prates.
“Se a gente for relacionar, essas queimadas fora de época acontecem em função dessa dessa massa de ar quente e seco sobre Minas. Temos temperaturas elevadas no estado, principalmente no Sul de Minas, e umidade abaixo ou até 30% em todo o estado”, explica Heriberto dos Anjos. Ainda segundo o meteorologista, a massa de ar seco deve perder força entre a próxima terça e quarta-feira, dia 21. A saída do sistema pode aumentar a possibilidade de chegada de uma frente fria na Região Central do estado, que pode provocar chuvas.