Jornal Estado de Minas

BH registra chuva depois de dia mais quente em janeiro dos últimos 27 anos

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura atingiu 35,1ºC, a maior para o mês de janeiro dos últimos 27 anos

João Henrique do Vale Luiz Fernando Motta Mateus Parreiras


A chuva chegou em Belo Horizonte e região metropolitana para amenizar o calor que sufoca os mineiros desde o segundo semestre de 2014.
Precipitações moderadas foram registradas em bairros das regiões Oeste, Leste e Centro-Sul da capital mineira, assim como queda de granizo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura atingiu 35,1ºC, a maior para o mês de janeiro dos últimos 27 anos. A Defesa Civil municipal emitiu um comunicado para a possibilidade de pancadas moderadas.

Algumas regiões de Belo Horizonte teve queda de granizo como no Bairro Sion e São Pedro. Moradores informaram que a chuva foi rápida. Ainda não há informações sobre prejuízos.

Pelas redes sociais, os belo-horizontinos se mostraram surpresos e comemoraram a chegada da chuva.
Em poucos minutos, o assunto já era um dos mais comentados na tarde desta quarta-feira. "A emoção pela chuva que cai em BH é muito grande aqui no trabalho, gente", comentou um internauta. “Tá chovendo em BH? É isso mesmo? Chuva fraquinha, fraquinha, mas ainda sim é água. Ou será amor?”, disse uma jovem. “Primeira chuva de 2015 em BH”, destacou um outro rapaz. Bem-humorado, um internauta prometeu se exceder na comemoração. “Notícia de chuva em BH. Vou correr pelado na rua”, brincou.

De acordo com o meteorologista Luís Ladeia (Inmet) a chegada de uma frente fria vinda do Oceano Atlântico trouxe instabilidade a Minas Gerais. Até amanhã pode chover forte na Zona da Mata, Região Central e Sul do estado.  “Além do alívio da temperatura, que vai baixar naturalmente por causa da chuva, a umidade relativa do ar melhora consideravelmente nos próximos dias. Para quinta-feira, BH deve ter mínima de 20°C e máxima de 32°C. Para o mês de janeiro, a previsão é de 296,3 mm de chuva para a cidade”, disse o meteorologista.

Segundo o Inmet, Belo Horizonte teve hoje o dia mais quente de janeiro dos últimos 27 anos. Em 1988, os termômetros marcaram 35,4°C, pouco mais do que os 35,1°C registrados na tarde desta quarta.
Desde o início do ano, uma massa de ar quente estava estacionada sobre a cidade e as temperaturas passavam os 30°C diariamente.

Ocorrências

Em pouco tempo de temporal, algumas ocorrências já foram registradas pelos órgãos de segurança. Na Avenida do Contorno com Rua Joaquim Murtinho, na Região Centro-Sul de BH, veículos rodaram na pista. “Frutas de árvores da avenida caíram na pista, que ficou bastante escorregadia. Vários carros rodaram”, comentou a bancária Ana Luíza Zile. A Polícia Militar e a BHTrans não informaram se houve vítimas nas ocorrências.

Moradores também relatam falta de energia elétrica em alguns bairros, como Floresta, na Região Leste, e Gutierrez, Região Centro-Sul. A Cemig informou que ainda apura as causas dos incidentes. As avenidas Bandeirantes e Uruguai apresentam semáforos em flash. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o risco da queda de uma árvore na Rua São Paulo, no Centro.



Fez imagens e vídeos da chuva em seu bairro? Mande para o em.com.br pelo Whatsapp do em.com.br no número (31) 8502-4023. Também pode enviar para o e-mail: jornalismo@uai.com.br .