Os números divulgados nesta segunda-feira indicam que houve uma ligeira queda de menos um ponto percentual entre domingo e esta segunda-feira. Dessa forma, o Sistema Paraopeba oscilou de 30,26% para 30,03%; Rio Manso de 45,04% para 44,78%; Vargem das Flores de 28,29% para 27,72% e Serra Azul de 5,85% para 5,80%. No site é possível verificar também a medição dos volumes de água por reservatório entre anos 2013 e 2014. A companhia informou que os dados serão atualizados diariamente às 10h.
Minas Gerais enfrenta uma crise hídrica sem precedentes que levou a Copasa a classificar de crítica a situação dos reservatórios no estado. Na semana passada, a companhia fez um apelo para a população economizar 30% do volume gasto sob pena de esgotar o recurso nas casas.
Se o cenário atual não mudar nos próximos meses, a presidente da Copasa, Sinara Chenna Meireles, disse haverá racionamento de água e sobretaxa para consumidores que gastarem em excesso.
Seca
Moradores de pelo menos 88 municípios que têm concessão com a Copasa já sofrem com a falta de água.
Campanha
O jornal Estado de Minas lançou nesse domingo a campanha colaborativa #EssaÁguaNãoéSóSua para combater o desperdício de água. Por meio de mensagens do WhatsApp, os leitores podem enviar fotos, vídeos e relatos de denúncia de abusos no consumo do recurso.
Com informações de João Henrique do Vale.