A Copasa começou a divulgar no seu site o nível dos reservatórios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para leitor se informar sobre a situação das represas que abastecem a Grande BH, é preciso acessar o endereço da companhia na internert (www.copasa.com.br) e clicar em Copasa transparente e, em seguida, nível dos reservatórios.
Minas Gerais enfrenta uma crise hídrica sem precedentes que levou a Copasa a classificar de crítica a situação dos reservatórios no estado. Na semana passada, a companhia fez um apelo para a população economizar 30% do volume gasto sob pena de esgotar o recurso nas casas.
Se o cenário atual não mudar nos próximos meses, a presidente da Copasa, Sinara Chenna Meireles, disse haverá racionamento de água e sobretaxa para consumidores que gastarem em excesso.
Seca
Moradores de pelo menos 88 municípios que têm concessão com a Copasa já sofrem com a falta de água. Destes, dois já estão em situação de colapso, falta água e o racionamento já é uma realidade. Outros 63 estão em iminente colapso e, por isso, fizeram rodízio de fornecimento entre bairros e regiões, e 23 apresentam problemas. Em relação às cidades que têm sistemas de abastecimento autônomo, 50 já estão em racionamento e 13 iniciaram rodízio.
Campanha
O jornal Estado de Minas lançou nesse domingo a campanha colaborativa #EssaÁguaNãoéSóSua para combater o desperdício de água. Por meio de mensagens do WhatsApp, os leitores podem enviar fotos, vídeos e relatos de denúncia de abusos no consumo do recurso.
Com informações de João Henrique do Vale