Segundo a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), foram produzidas 260 placas, sendo 239 indicativas e 21 educativas para serem implantadas nas vias do Zoológico e perto dos recintos dos animais, com tradução para o inglês e para o espanhol. Além de melhorar o atendimento às mais de 1,3 milhão de pessoas que passam pela instituição anualmente, o objetivo da nova sinalização é contribuir para despertar a consciência das pessoas para a importância da conservação das espécies.
O material utilizado para o suporte da maioria das placas é ecológico, produzido a partir de passivos ambientais industriais e domésticos e chamado de madeira plástica. Segundo o fabricante, a cada 700 quilos de “ecomadeira” produzida, preserva-se uma árvore adulta, o que equivale a 233 mil sacolas de supermercado. Além disso, não utiliza água ou ingrediente químico na sua fabricação, e também não gera subprodutos.
Além da nova sinalização, 20 bebedouros industriais, com capacidade de fornecer 150 litros de água por hora, foram instalados nos espaços da Fundação Zoo-Botânica - Zoológico, Jardim Botânico, Aquário e Parque Ecológico da Pampulha - e seis câmeras de segurança foram substituídas nas portarias 1 e 2 do Zoo por equipamentos mais modernos com maior campo de visão e zoom mais potente.