Cerca de 7,5 mil frangos morreram nessa segunda-feira em decorrência de um problema na rede de energia elétrica em São Sebastião do Oeste, no Centro-Oeste de Minas. De acordo com a Associação dos Avicultores do Centro Oeste de Minas (Avicom), o transtorno tem sido recorrente na região e, semana passada, uma queda de luz provocou a morte de aproximadamente cinco mil aves, deixando produtores no prejuízo.
O problema no fornecimento registrado ontem atingiu seis granjas localizadas na região de Partidário, distrito de São Sebastião. Segundo o veterinário Douglas Teixeira Moraes, diretor da Avicom, os avicultores ficaram sem luz por volta das 12h e a situação se normalizou 10 horas depois.
O veterinário observou que os animais não podem ser consumidos por humanos e, por isso, tiveram que ser transportados para um abatedouro, onde ocorreu a incineração. Moraes informou que os animais mortos estavam com quase 40 dias e prontos para o abate. Ele calcula perdas de cerca R$ 120 mil.
Na manhã desta terça-feira, associações de criadores se reuniram com o prefeito de São Sebastião do Oeste, Dorival Faria Barros. Um plano de medidas foi definido para amenizar os transtornos enfrentados pelos criadores.
Douglas Moraes afirmou que vai tentar agendar uma reunião com o presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) nas próximas semanas. A Avicom vai pedir à companhia mais agilidade no atendimento às queixas de fornecimento de energia nas granjas. Moraes sugere que empresa elabore um cadastro especial com os criadores.
A Cemig informou que ainda está apurando as causas da interrupção no fornecimento dessa segunda-feira. Em relação ao problema da última semana, a estatal diz que não recebeu chamado para atendimento.