Jornal Estado de Minas

Por medo de superlotação, Lagoa da Prata cancela carnaval

Cidade justifica medida por receio que turistas de outras cidades que não terão a festa popular procurem o município como alternativa de diversão

Rafael Passos
A Prefeitura de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas, anunciou nessa terça-feira que o carnaval na cidade está cancelado.
Em nota, o Executivo alegou que a medida foi tomada por receio de superlatoção na cidade em razão do cancelamento da festa momesca em municípios próximos que sofrem com a crise hídrica.

Itaguara, Itapecerica e Oliveira são algumas cidades na região que não terão carnaval este ano por conta da escassez de água. Apesar da falta de chuva no estado, a Prefeitura de Lagoa da Prata garantiu que não há problema de desabastecimento no município nem falta de recursos. "O cancelamento foi um ato de prudência e responsabilidade, pensando exclusivamente na segurança pública", diz o comunicado.

No lugar do carnaval, a prefeitura vai realizar em evento cultural, com apresentação de bandas e artistas locais, de 14 a 17 de fevereiro.

Apelo à população

Em Abaeté, também no Centro-Oeste mineiro, onde o carnaval é tradicional, está sendo feita uma campanha para que a população não desperdice água. Na Região Central do estado, a Prefeitura de São João del-Rei pretende fazer plano de contingência para enfrentar a estiagem.


Em Diamantina, o trabalho de conscientização se intensificará com a chegada dos turistas. Ouro Preto, uma das cidades que mais recebe foliões de outros estados, já se prepara para um carnaval sem água, caso não chova nos próximos dias. Enquanto isso, a prefeitura começou um sistema de rodízio para abastecimento nos bairros..