A Prefeitura de Recreio, na Zona da Mata mineira, decretou situação de emergência devido à seca e se uniu aos vários municípios que decidiram cancelar o carnaval por causa da falta de água. Segundo comunicado divulgado à população, a cidade passa “pela pior crise hídrica” desde 1967, quando foi criado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Recreio.
A queda no nível do reservatório que abastece a cidade é atribuída ao alto consumo durante o verão, associado ao baixo índice de chuvas e ao desperdício . A seca prejudica o abastecimento de mais de 3,5 mil residências. Com escassez de chuvas desde o fim do ano passado, a estação de tratamento da cidade trabalha com a capacidade reduzida pela metade e a população já tem de lidar com o racionamento de água em dias e horários alternados. Moradores que quiserem se informar sobre as medidas adotadas na cidade devem ligar para o SAAE por meio do telefone (32) 3444-1202.
Folia cancelada
Prefeitos de sete cidades mineiras se reúnem nesta quinta-feira em Cláudio, no Centro-Oeste do estado, para falar sobre o cancelamento do carnaval em seus municípios. As festividades de Carmo da Mata, Cláudio, Carmópolis de Minas, Passa Tempo, Oliveira, São Francisco de Paula e Itaguara foram suspensas devido ao longo período de estiagem que diminuiu drasticamente o nível dos reservatórios de água. Uma coletiva de imprensa foi convocada para esclarecer dúvidas sobre os motivos e as conseqüências do cancelamento da festa.