O transtorno para quem precisou viajar embarcando pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se manteve durante todo.
Ainda de acordo coma nota, o equipamento de auxílio à navegação do aeroporto encontrava-se inoperante devido à reforma para extensão da pista do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, conforme denunciou o Jornal Estado de Minas, em dezembro do ano passado.
Também de acordo com a nota da concessionaria BH Airport informou que, em razão das condições climáticas, a pista do aeroporto voltou a ficar fechada para pousos, durante esse sábado e neste domingo , em quatro momentos distintos. No sábado houve bate-boca entre funcionários e passageiros que reclamaram da prestação de serviços.
Voos cancelados
Nete domingo, depois de ficar fechado por três horas, o terminal voltou a operar no meio da tarde. Por conta do mau tempo, até o início da noite deste domingo, 93 voos foram cancelados, 21 estavam atrasados, 14 para pouso e sete para decolagem.
Problemas desde dezembro
Contatada pela reportagem do Estado de Minas em dezembro, a concessionária confirmou a ausência do ILS, devido a obras de ampliação da pista de pousos e decolagens. O comunicado, contudo, não definiu uma data para a reinstalação do equipamento.Pilotos contatados pelo EM à época informara terem sido notificados do desligamento do equipamento no período de 8 de dezembro de 2014 a 4 de março de 2015.
Leia na íntegra a nota da concessionária, enviada ao EM em 14/12/2014:
"O aeroporto alternou momentos de baixa visibilidade neste domingo, especialmente no período da manhã, que impactou algumas operações, ajustadas durante o dia pelas companhias aéreas.
O ILS (Instrument Landing System) – sistema de pouso por instrumento – é um dos equipamentos de auxílio à aeronavegação. Ele é utilizado em situações de baixa visibilidade.
O ILS está desativado devido a obras de ampliação da pista de pousos e decolagens, conforme programação feita junto às companhias aéreas e à comunidade aeronáutica via NOTAM (Notice to Airmen).
As obras, sob controle da Infraero, exigiram a realocação do aparelho. Os trabalhos de reinstalação já tiveram início e estão a cargo também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A BH Airport acompanha os trabalhos junto à Infraero para que o ILS retorne a operar o mais rapidamente possível.".