(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Depois de três dias de caos, aeroporto de Confins tem movimento tranquilo

O instrumento que facilita pousos durante tempo fechado voltou a funcionar no terminal que registra alguns atrasados nesta segunda-feira, nada comparado ao transtorno do fim de semana


postado em 09/02/2015 09:15 / atualizado em 09/02/2015 11:11

Ver galeria . 12 Fotos Aeroporto de Confins nesta segunda-feira chuvosaPaulo Filgueiras/EM DA Press
Aeroporto de Confins nesta segunda-feira chuvosa (foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press )

Depois de três dias de caos por causa da chuva e neblina, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem movimento mais tranquilo nesta segunda-feira. Por volta das 9h, duas partidas estavam atrasadas, uma para Araxá e outra para Ipatinga, e uma, para Brasília, havia sido cancelada. Duas chegadas também estão atrasadas, mas os problemas de hoje não se comparam aos transtornos enfrentados por passageiros no fim de semana.

A BH Airport, empresa que administra o terminal, informou que, no domingo, o número de cancelamentos foi 52, entre chegadas e partidas, enquanto 47 atrasaram por motivos meteorológicos e 17 foram transferidos para outras cidades.

No fim da tarde de ontem, o ILS (Instrument Landing System), instrumento que facilita pousos durante tempo fechado, voltou a funcionar no terminal. Nesta segunda-feira, o aparelho também está operando, o que permite melhor fluxo no aeroporto.
O instrumento dá a orientação precisa ao piloto durante o pouso quando as condições do clima prejudicam a visibilidade, como em situações de névoa e chuva, entre outros.

Em algumas dessas situações, os pilotos são obrigados a se deslocar para os aeroportos mais próximos, o que muda o planejamento das viagens.

O terminal de Confins conta com apenas um equipamento, instalado em uma de suas cabeceiras.

A sacoleira Antonieta Araújo Alves, 58 anos, que viaja com dois netos para Teresina (PI), teve o voo cancelado no domingo e deve embarcar nesta segunda-feira. O primeiro voo estava previsto para 18h39 de ontem, mas por causa dos problemas com chuva, foi alterado para 11h48 de hoje. Com medo do trânsito e da movimentação caótica no aeroporto, no domingo, ela saiu da casa da irmã onde estava hospedada, em Ibirité, na Grande BH, por volta de 13h40. No retorno desta manhã, deixou a residência às 7h30 também temendo qualquer imprevisto.

O escrituário Luis Eduardo Chamon, 27 anos, também se preveniu por causa da chuva. Ele saiu de casa, em Ipatinga, na Região Central de Minas Gerais, por volta de 4h para chegar em Confins a tempo do voo. Ele fará uma escala no Rio de Janeiro e seguirá para Cancun, onde passará a lua de mel.

O consultor Félix Chaves, 29 anos, teve problemas para chegar ao terminal porque o táxi que pediu às 7h, por meio de um aplicativo de celular, só chegou na casa dele às 8h20. Ele mora no Bairro Floresta e não conseguiu chegar a tempo do voo previsto para 9h10, com destino ao Rio de Janeiro. O consultor perdeu o embarque pela Azul e precisou remarcar a viagem pela TAM. Ele deve voar por volta de 18h30 desta segunda.

BALANÇO A BHaiport divulgou, no fim da manhã de segunda, um balanço sobre o movimento no terminal. Confins ficou fechado de 2h53 às 3h39, depois de 4h29 às 5h por causa da baixa visibilidade, mesmo operando com o ILS. Ao todo, entre 0h e 11h de hoje, 30 voos tiveram atrasos superiores a 30 minutos e nove foram cancelados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)