(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Instrumentos que facilitam pousos ficarão ligados no Aeroporto de Confins durante o carnaval

A medida foi tomada por causa dos transtornos vividos no terminal desde sexta-feira por causa do mau tempo. Depois do feriado, operará somente a noite


postado em 09/02/2015 19:08 / atualizado em 09/02/2015 19:33

Movimentação foi tranquila no terminal nesta segunda-feira(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Movimentação foi tranquila no terminal nesta segunda-feira (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Os Instrumentos que facilitam o pousos em condições de visibilidade reduzidas ficarão ligados por 24h no feriado de carnaval no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para isso, a BH Airport vai suspender as obras de melhorias da pista. A medida foi tomada por causa dos transtornos vividos no terminal desde sexta-feira. Voos sofreram atrasos e foram cancelados por causa do mau tempo. Longas filas de passageiros se formaram e aconteceu até bate-boca entre funcionários de empresas e clientes.

O ILS (instrument landing system, sigla em inglês), aparelho que dá a orientação precisa ao piloto durante o pouso quando as condições do clima prejudicam a visibilidade, como em situações de névoa, chuva, neve, entre outros, está desligado no Aeroporto de Confins desde de agosto de 2014. Conforme o Estado de Minas adiantou em dezembro, o equipamento só voltaria a funcionar em março deste ano, depois que as obras no terminal estivessem concluídas.

Porém, devido aos problemas enfrentados no terminal desde sexta-feira por causa do mau tempo, a BH Airport, empresa que administra o aeroporto, solicitou, em caráter de urgência, a entrada do equipamento junto a Controle do Espaço Aéreo (DTCEA/Aeronáutica). O pedido foi atendido neste domingo.

Segundo a BH Airport, o equipamento ficará ligado durante o carnaval durante 24 horas. Depois do feriado, o ILS estará em funcionamento apenas durante a noite, pois a pista passará por obras durante o dia.

A empresa esclareceu que o desligamento aconteceu no ano passado para a “obras de ampliação da pista em 600 metros” consideradas “essenciais para o desenvolvimento do aeroporto”. Após o feriado, conforme a BH Aiport, o equipamento operará à noite para dar continuidade as intervenções na pista.

A concessionária ressalta, também, que quando as condições atingem níveis mínimos de visibilidade, abaixo de 60 metros de altitude e de 500 metros de visão horizontal, a utilização do ILS não impede o fechamento da pista do aeroporto, conforme preveem os protocolos internacionais de segurança de voo.

Segunda-feira com poucos transtornos

Diferente do que aconteceu nos últimos três dias no Aeroporto de Confins, a segunda-feira no terminal foi de certa forma tranquila. Segundo o balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgado às 19h, dos 133 voos programados, 17 sofreram atrasos e outros 10 foram cancelados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)