Segundo informações da 3ª Cia do Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas, Dalva mora sozinha, e seu único companheiro em uma fazenda da zona rural da cidade é o vira-lata Pitoco. A mulher foi vista pela última vez ao lado do cão na quinta-feira, mas só foi dada como desaparecida no sábado, por volta das 16h30. Os bombeiros iniciaram os procedimentos de busca pela região no domingo, mas não tiveram sucesso nas primeiras 24 horas.
No entanto, na tarde de segunda-feira, funcionários de uma fazenda próxima ao local do desaparecimento avistaram um cachorro que entrava na mata e voltava latindo muito. Ao perceber a agitação e persistência do animal, eles decidiram seguí-lo. A insistência do cão acabou levando os moradores até sua dona, que estava inconsciente em uma área de pastagem muito próxima à mata.
Dalva foi encontrada a quatro quilômetros de sua casa, com sinais de desidratação e hipotermia. Os vizinhos acionaram os bombeiros e a mulher foi levada para o Hospital de Caetanópolis, onde foi atendida em estado grave..