Jornal Estado de Minas

Justiça determina suspensão do envio de presos para presídio em Ribeirão das Neves

Também ficou definido na liminar deferida pela Justiça que em 15 dias que sejam transferidos todos os presos que excedem a capacidade da unidade prisional da Grande BH

Clarisse Souza
A Justiça determinou a suspensão do envio de novos detentos para o Presídio Regional José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A decisão atende um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que aponta quadro de excesso de população carcerária, insuficiência do número de agentes de segurança, deficiência no fornecimento de água, além de precariedade nas condições de higiene.

Também ficou definido na liminar deferida pela Justiça que em 15 dias que sejam transferidos todos os presos que excedem a capacidade da unidade prisional da Grande BH. Com capacidade para 820 detentos, o presídio tem hoje 2.239 pessoas presas, 1.419 a mais que o máximo permitido.

A decisão estipula ainda multa de R$1 mil para cada novo detento encaminhado para a unidade. O valor também vale para cada dia de atraso na transferência dos presos que excedem a capacidade do presídio. O dinheiro deve ser encaminhado ao Fundo Penitenciário Estadual..