O monitoramento de câmeras de segurança da Grande BH funcionará em regime especial durante o carnaval aos moldes do esquema montado na Copa do Mundo 2014. Os blocos e eventos nas ruas da capital estão sob a vigilância de 1.300 câmeras e um imageador aéreo, que capta imagens de helicópteros das equipes das polícias Civil ou Militar.
A partir desta quinta-feira, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) passará a monitorar as ações de segurança e as vias com maior aglomeração de pessoas no Carnaval. Serão cerca de 20 instituições trabalhando juntas em um mesmo espaço físico, usando recursos tecnológicos semelhantes aos usados pelo sistema de Defesa Social no jogos do Mundial.
O monitoramento será nas vias da cidade, rodovias federais e estaduais, aeroportos, estações do metrô e pontos especiais de interesse operacional onde é esperada uma concentração maior de pessoas, como a Praça da Savassi, Praça da Estação, Praça Floriano Peixoto e Praça Duque de Caxias. Essas imagens serão enviadas para o CICC em tempo real.
Além da tecnologia, no CICC serão realizadas ações individuais das instituições presentes no centro integrado, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, guardas municipais de Contagem e de Nova Lima, Cemig, CBTU, Copasa, Gasmig, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Polícia Rodoviária Federal, Infraero, Polícia Federal, Assessoria Integrada das Inteligências do Sistema de Defesa Social (AID), Centro de Operações da Prefeitura (COP), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Núcleo de Emergência Ambiental (NEA).
A operação de carnaval no CICC já começou às 9h desta quinta-feira e vai até às 23h da próxima quarta-feira.