Conforme os meteorologistas da companhia, uma frente fria provocará chuvas em boa parte do estado entre o sábado, dia 14, e a Quarta-Feira de Cinzas. Os maiores volumes acumulados serão registrados no Sul de Minas Gerais e na Zona da Mata. As demais regiões serão atingidas com menor intensidade.
Em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, pode chover desde o final do domingo até o dia 18. Os maiores volumes de chuva estão previstos para terça e quarta-feira, principalmente à tarde e à noite. As temperaturas podem variar entre 17 e 30 graus no fim de semana, e entre 19 e 27 graus nos demais dias.
No Triângulo Mineiro e no Sul, estão previstas chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento forte.
Ainda segundo a Cemig, as temperaturas ficam abaixo dos 30 graus na maior parte do estado, mas, na faixa norte e em partes do Triângulo Mineiro, as temperaturas podem passar dos 35 graus. Já no Sul de Minas e na Zona da Mata as temperaturas ficarão abaixo dos 27 graus na maior parte do carnaval. No Vale do Rio Doce, podem ocorrer temperaturas acima dos 34 graus no fim de semana e abaixo dos 30 graus na terça e quarta-feira
CIDADES HISTÓRICAS E PRAIAS Em Ouro Preto e Mariana também há previsão de chuvas, mas as temperaturas podem passar dos 27 graus. O feriado será de temperaturas amenas e chuvas em Tiradentes e São João del-Rei, onde as temperaturas máximas não passam dos 26 graus. Em Diamantina, chuvas significativas estão previstas para os dias 17 e 18, com temperaturas máximas podendo passar dos 28 graus.
Nos litorais do Espírito Santo e do sul da Bahia, destinos mais procurados pelos mineiros no carnaval, não há previsão de chuvas significativas mas, na terça e quarta-feira podem ocorrer pancadas fortes. As temperaturas máximas ficarão acima dos 33 graus.
Nas praias do Rio de Janeiro, o feriado deverá ser de céu com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, principalmente a partir do domingo, diminuindo na Quarta-Feira de Cinzas. A previsão é que a temperatura permaneça abaixo dos 28 graus. .