Como o sistema entrou em operação durante o recesso judiciário, somente em fevereiro o caso foi passado para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A promotora Janaini Keilly Brandão Silveira, da 2ª Promotoria de Meio-Ambiente, Habitação e Urbanismo, em quarenta dias, várias reclamações foram feitas pelos moradores de Lagoa Santa. “Um vereador da cidade nos procurou relatando os problemas expostos pelos passageiros. Os mais rotineiros era o tempo de percusso de ida e volta que aumentou aproximadamente 200% e também o o tempo de espera na estação”, explica a promotora.
Enquanto investigava o caso, mais moradores procuraram a promotoria para relatar a insatisfação do sistema. “Recebemos vários abaixos-assinados que chegam a mil assinaturas.
A ação pedindo a suspensão da integração de Lagoa Santa ao sistema do Move Metropolitano foi entregue na terça-feira. Dois dias depois, já foi julgada. O juiz Carlos Alexandre Romano Carvalho, concedeu a liminar ao MP. O magistrado determinou que o Estado deverá demonstrar que a implementação do BRT Move mantém o tempo de percurso entre Lagoa Santa e o centro de Belo Horizonte e vice-versa em no máximo uma hora, além de não submeter os passageiros a espera superior a vinte minutos na estação coletora.
Além disso, o antigo serviço de transporte metropolitano entre Lagoa Santa e Belo Horizonte volte a ser prestado no prazo de cinco dias e durante o período de suspensão. A Setop também deverá apresentar um estudo técnico de viabilidade para implantação de linha de ônibus exclusiva ligando a rodoviária de Lagoa Santa a de Belo Horizonte, bem como de horários de linhas durante a madrugada, no sistema Move, ligando as duas cidades.
Vale ressaltar que o terminal Morro Alto integra, além de Lagoa Santa, linhas que saem de São José de Almeida. Conforme o MP, os serviços nas outras cidades seguem normalmente.
A Setop informou, através de nota, que não foi notificada pela Justiça sobre a decisão. Conforme o órgão, nessa quinta-feira representantes dos moradores de Lagoa Santa se reuniram com membros da secretaria para discutir o caso. .