O projeto Visita Guiada ao Cemitério do Bonfim, na região Noroeste de Belo Horizonte, retoma suas atividades no domingo, dia 22, quando será realizada a primeira visita guiada de 2015 ao cemitério, que, além de ser o mais antigo da cidade, é considerado um grande museu a céu aberto pela riqueza de obras de arte que abriga. Serão ofertadas 20 vagas e a participação é gratuita. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail agendaparques@pbh.gov.br ou pelo telefone (31) 3277-5398.
As visitas são guiadas pela historiadora e professora Marcelina das Graças de Almeida, e exploram aspectos da arte e da cultura e histórias de um dos mais tradicionais cemitérios da capital. Por cerca de três horas, os participantes se envolvem com curiosidades e visitam túmulos de personalidades como a Irmã Benigna e os políticos Otacílio Negrão de Lima, Raul Soares e Olegário Maciel.
Criado em 2012, o projeto surgiu de uma prática pedagógica de Marcelina, que sempre levava seus alunos da UEMG para conhecer o cemitério e a rica história presente nele. “Achamos interessante a ideia porque é possível mostrar à população outros aspectos do Bonfim, que reúne, além de histórias, esculturas e construções de diferentes estilos artísticos”, disse Hugo Vilaça, presidente da FPM. Em 2014 foram realizadas dez visitas, de fevereiro a novembro, com um público total de 244 participantes.
“Quem for à visita guiada vai encontrar um espaço singular, com um acervo riquíssimo que não pode ser visto em outro lugar. Também vai conhecer histórias ímpares dos pontos de vista etnográfico e religioso, como os túmulos de devoção marginal, aqueles que não são oficializadas pela igreja”, comentou Marcelina Almeida.
HISTÓRICO Inaugurado em 8 de fevereiro de 1897, o cemitério é a necrópole mais antiga da cidade. O local é fonte de pesquisa de vários profissionais, devido a seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus. Muitas dessas são de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil no final do século 19.
Outras informações sobre a necrópole podem ser encontradas no Mapa Interativo do Cemitério do Bonfim, disponível em versão mobile para o sistema Android. No aplicativo, é possível verificar a localização de todas as quadras e alguns túmulos de personalidades históricas com informações sobre a época, a técnica, fotos e o artista que os fizeram.