A construção de barraginhas para captação de enxurradas tem ajudado os pequenos produtores rurais de Montes Claros, no Norte de Minas, a enfrentar o verão de poucas chuvas e a temível estiagem do inverno na região. Não se trata de uma ideia inédita no município, mas dessa vez ganhou atenção especial da prefeitura, que pretende fechar o ano com 3 mil pequenos lagos com capacidade entre 50 mil e 400 mil litros de água, segundo previsão do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Agropecuária, Ildeu Maia. “O primeiro objetivo é recuperar o lençol freático com a contenção dessa água de chuva, que será absorvida pelo solo. Os reservatórios estão sendo construídos próximos aos cursos de rios e nascentes, para preservá-los e beneficiar outras regiões”, explicou Maia.
Leia Mais
Proteção ambiental e lançamento de livro em mesmo evento em Montes ClarosEstocar água exige cuidados e especialistas alertam para os perigosDe acordo com Ildeu Maia, a implantação das barraginhas na área rural do município já teve bons resultados em outros distritos. “Em São Domingos, onde a agricultura familiar e pequenos produtores abastecem programas sociais alimentares, esses reservatórios, construídos há cinco anos, conseguiram minimizar os danos das duas últimas estiagem, principalmente, para a fruticultura. Várias nascentes foram recompostas numa área de vales. Além da construção de novas barraginhas, vamos recuperar aquelas que foram assoreadas”.
Segundo Maia, a expectativa inicial é de contenção do volume pluvial para recuperação do lençol freático. “Porém, se no período de estiagem esse lagos ainda tiverem volumes de água, poderão hidratar os animais, entre outros usos”.