Jornal Estado de Minas

Trecho sem iluminação na Avenida Antônio Carlos leva perigo para motoristas e pedestres

Postes estão apagados em trecho entre a Avenida Bernardo Vasconcelos e o Anel Rodoviário

Cristiane Silva
Em alguns pontos da avenida, somente a luz dos faróis ajuda a guiar os condutores - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press

Motoristas e pedestres que passam pelo trecho da Avenida Antônio Carlos, no Bairro Nova Cachoeirinha, na Região Noroeste de Belo Horizonte, enfrentam riscos durante a noite por conta da falta de iluminação.

O problema acontece entre a Avenida Bernardo Vasconcelos e o Viaduto São Francisco. Os postes de energia elétrica estão desligados há vários dias e os únicos pontos iluminados são os estabelecimentos comerciais e as estações de transferência do BRT/Move.

Comércio e estações do BRT/Move na avenida não foram afetados - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press

Os condutores que transitam pela avenida temem assaltos. “É até complicado parar ali, porque é muito escuro”, comenta a bancária Izabella Duarte Campos. Ainda segundo ela, a chance de acontecer um acidente também é grande, já que muitos pedestres atravessam a via à noite, até mesmo fora da faixa.

Desde janeiro, a iluminação pública passou a ser de responsabilidade da prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A transferência se deu por uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em que a Cemig deixou de ser a responsável pelo serviço em todos os 774 municípios de sua área de concessão.

Em nota, a prefeitura informou, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - Sudecap - que realizará, em caráter de urgência, uma vistoria no local para identificar as causas da falta de iluminação e tomar as providências cabíveis para restabelecer, o quanto antes, a devida iluminação do trecho.
.