O temporal que atingiu Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira causou problemas para motoristas e trouxe prejuízos para moradores.
Pouco mais de 30 minutos de chuva foram o suficiente para a capital mineira apresentar várias ocorrências. Na Avenida Olegário Maciel com Rua Felipe dos Santos, no Bairro Lourdes, Região Centro-Sul, um grande alagamento se formou e complicou o trânsito. Moradores e comerciantes afirmam que o problema é antigo e é causado por um bueiro entupido. O comerciante Camilo Leles, de 53 anos, teve o carro atingido pela lama e a água que se acumulou no local. Segundo ele, um conhecido dirigia o veículo que apresentou problemas na embreagem. Quando foi tentar empurrar o automóvel, o temporal surpreendeu o motorista.
Situação semelhante aconteceu no cruzamento entre a Avenida Prudente de Morais com Rua Joaquim Murtinho, no Bairro Cidade Jardim. Uma grande poça com lama se formou no local. Alguns carros se arriscaram em passar na via. O trânsito ficou comprometido.
Outro problema que provocou congestionamentos, foi o grande número de semáforos que apresentaram problemas ou foram desligados. Ocorrências deste tipo foram registradas na Avenida do Contorno, Rua Varginha, Avenida Dom Pedro II com Rua Jaraguá e Avenida Raja Gabaglia. Além disso, quedas de árvores foram registradas.
A Cemig informou que não registrou quedas significativas de energia elétrica. Apenas no Bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, um pequeno número de clientes ficaram sem luz. A empresa informou que técnicos estão no local para tentar restaurar a situação. Ainda não há informações sobre o que causou a interrupção. Em outras regiões, os atendimentos foram pontuais.
Aeroporto de Confins
O mau tempo também afeta o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a BH Airport, concessionária responsável, por causa do grande número de nuvens, o terminal funciona por aparelho. Mesmo assim, não apresenta número expressivos de atrasos de cancelamentos de voo.
O aparelho que ajuda os pilotos nos pousos em caso de condições meteorológicas ruins, ILS (sigla em inglês para sistema de pouso por instrumentos) está ligado, segundo a BH Airport. No começo do mês, quando o aparelho estava desligado por causa de uma obra na pista de pouso, centenas de voos foram cancelados, o que causou um caos no terminal.
Para evitar os transtornos durante o carnaval, a concessionária decidiu religar os instrumentos. Para isso, a BH Airport suspendeu as obras de melhorias da pista.
Outro problema já recorrente no aeroporto, são as goteiras no saguão, tanto na parte inferio, quanto na superior. Nesta sexta-feira, funcionários montaram um mutirão para poder limpar o chão que ficou encharcado. A área foi isolada para evitar acidentes.
Meteorologia
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, a chuva forte foi causada pela ação de uma frente fria que está atuando nas regiões Norte e Nordeste de Minas. “Devido ao forte calor e a umidade relativa muito alta, foi formada uma linha de instabilidade, um aglomerado de nuvens com muitos raios”, explica. Segundo ele, a chuva forte atinge a Grande BH e as regiões da BR-040, no sentido Rio de Janeiro, e as BRs 381 e 262, em direção ao Triângulo Mineiro.
Ainda segundo Ruibran dos Reis, nesses casos, a precipitação costuma ficar em torno de 30 milímetros, com ventos de 20 a 25 quilômetros por hora. A previsão é de que o tempo permanece dessa forma no fim de semana, com sol e calor durante o dia e chuvas à tarde. A temperatura máxima vai variar enter 29 e 30 graus.
Depois do temporal, o sol reapareceu em Belo Horizonte, fenômeno este, típico em dias de verão.
Envie fotos e vídeos da chuva para o WhatsApp do Estado de Minas: 85024023