Depois de enfrentar uma tempestade que provocou alagamentos e quedas de árvores em vários pontos da Região Central de Belo Horizonte nessa sexta-feira, a capital deve ter mais uma tarde chuvosa neste fim de semana. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fica instável até o fim da noite deste sábado, com possibilidade de chuva entre moderada e forte principalmente nas regiões Noroeste e Centro-Sul de BH. Alerta emitido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da capital, a cidade pode ter de 30 a 40 milímetros de chuva até o fim da noite. As precipitações devem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento de até 45 quilômetros por hora.
O fenômeno que atinge a Grande BH desde a tarde de sexta é provocado pela influência de uma frente fria que atua sobre o litoral da Região Sudeste. “O vento está soprando na direção leste, trazendo umidade para o continente. Em contato com a massa de ar quente que atua sobre a Região Metropolitana de BH, ocorre a formação de áreas de instabilidade, o que provoca estas tempestades”, explica o meteorologista do Inmet Luiz Ladeia.
Em Contagem, na região metropolitana, os moradores já enfrentaram um temporal que durou cerca de 20 minutos na tarde deste sábado. Segundo Ladeia, a chuva registrada no município foi semelhante à que ocorreu em Belo Horizonte na sexta-feira. O fenômeno deve continuar ocorrendo durante toda a tarde em pontos isolados da capital e das cidades da Grande BH, mas de forma menos intensa. Para o domingo, a previsão é semelhante.