Vanderlúcio Rezende de Freitas, de 22 anos, teria se irritado ao perceber o dano provocado no poste e começou uma briga com o motorista do veículo. Segundo uma testemunha, o militar Adilson Souto de Oliveira, de 42, passava pelo local e decidiu intervir na discussão, mas o traficante se exaltou e sacou uma arma, disparando várias vezes contra as pessoas que estavam na rua. O militar e outras duas pessoas que passavam pela via no momento do tiroteio acabaram atingidas pelos disparos. Entre elas estava Edvaldo Moreira de Oliveira, que não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do resgate. A outra vítima levou um tiro de raspão em uma das axilas.
O sargento Souto teve seu veículo cravejado de balas, mas conseguiu escapar do local dirigindo. Mesmo sangrando devido a uma perfuração do lado direito do abdômen, ele conduziu um Celta até um posto da PRF, onde parou para pedir socorro. Os policiais o encaminharam para a unidade de saúde de Venda Nova, onde ele foi internado. O militar ainda conseguiu relatar o que tinha ocorrido e a PM foi acionada para procurar o suspeito.
Vanderlúcio foi encontrado em casa. No local, foram apreendidos um canivete, uma munição calibre 28, sacos plásticos semelhantes aos utilizados na dolagem de material entorpecente e mais de R$ 1 mil em dinheiro. O suspeito foi preso e encaminhado à delegacia de plantão da Polícia Civil em Sabará. Ainda é procurado outro homem, primo de Vanderlúcio, que também teria participado do tiroteio. O motorista do caminhão não foi localizado pelos militares..