Os militares foram acionados por uma policial militar que fazia trilhas de bicicleta na região. “A sargento nos informou que passou pela trilha e atravessou o rio da Farofa. Quando foi retornar, por volta das 14h, a água tinha inundado o caminho. Por causa do risco, não quis atravessar”, explica o tenente Paulo Sávio Xavier Ferreira.
Militares do 3º Batalhão dos Bombeiros seguiram para a região da Serra do Cipó em três viaturas, duas seguiram para Cachoeira da Farofa e uma para a Canyon. “Usamos técnicas terrestre de salvamento. Passamos uma corda pelo rio e um militar fez a transposição das vítimas por ela. Além das pessoas, também conseguimos pegar todo o material levado pelos turistas, como bolsas e até bicicletas”, afirma Ferreira.
Todas as vítimas, a maioria jovens, foram levados para um local seguro. Ninguém sofreu ferimento. Conforme o tenente, elas não conseguiriam voltar para a cidade sem acionar o socorro. “Não tinha como fazer a transposição do rio sem uma equipe de resgate. Ele estava muito cheio. Mesmo estando baixo, não é aconselhável atravessar por causa do risco da correnteza, que é muito forte”, comentou.
O Corpo de Bombeiros faz um alerta para evitar este tipo de ocorrência. “A primeira orientação é não ir para lugares deste tipo desacompanhados de uma pessoa que não conhece a região, pois, às vezes, as pessoas tentam fazer trilhas e caminhadas, mas ficam perdidas. A segunda orientação é em caso de acontecer tromba d'água procurar um lugar seguro e acionar o socorro.