De acordo com a Polícia Militar (PM), o acidente aconteceu às 8h no entrocamento entre a Rua Mariano Procópio e a Avenida dos Andradas. A professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não notou a aproximação do trem e tentou transpor a via-férrea.
A vítima foi atingida e arrastada por aproximadamente 40 metros.
Por causa do trabalho da perícia da Polícia Civil, a composição ficou parada por uma hora e meia. Os vagões acabaram fechando algumas passagens de níveis impedindo a transposição de veículos. A situação deixou o trânsito caótico no centro da cidade.
A MRS Logística, responsável pela composição, informou que os procedimentos de segurança foram acionados, como o fechamento das cancelas, luzes de sinalização, buzinas e sino. Também informou que o trem estava em uma velocidade compatível para o trecho, que é de 29 quilômetros por hora.
Ainda conforme a empresa, o maquinista chegou a avistar a pedestre e acionou o feito de emergência, mas mesmo assim não conseguiu evitar o impacto. Sobre o bloqueio das passagens de nível, a MRS informou que agentes de segurança foram utilizados para evitar que pedestres pulassem o trem para transpor a linha férrea. .