Jornal Estado de Minas

Detentos fazem rebelião no Ceresp de Betim, na Grande BH

Presos protestam por causa da falta de água e superlotação. Secretaria de Estado de Defesa Social diz que o problema já foi resolvido e que a unidade já voltou à sua normalidade

Estado de Minas
Um grupo de detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram uma rebelião de aproximadamente 30 minutos na tarde desta terça-feira.
De acordo com a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), os detentos colocaram fogo em pedaços de colchão, e em seguida, jogaram o material no pátio da unidade. Os presos reclamam de falta d'água e superlotação.

Em nota, a Suapi informou que a manifestação começou por volta das 13h30, mas foi resolvida rapidamente. O Comando de Operações Especiais (Cope) da Subsecretaria de Administração Prisional foi acionado para realizar buscas nas celas.

Conforme a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), durante a noite da última segunda-feira, por volta das 20h, detentos da unidade, fizeram uma reivindicação à direção do presídio relacionada à falta d'água temporária, que também afeta bairros do entorno por causa da sabida deficiência no abastecimento, em virtude do baixo nível dos reservatórios. A situação foi contornada, por volta das 22h, depois de conversa da direção da unidade com os presos.

Ainda conforme a Seds, a água voltou a estar disponível para os detentos e a situação no Ceresp Betim é de normalidade..