No primeiro dia da intervenção viária que promete eliminar o principal ponto de gargalo de Contagem, na Grande BH, preciso ter paciência. Prevista para ser executada nos próximos 15 meses a um custo total de R$ 23 milhões, a construção da nova trincheira do Shopping Itaú – no entroncamento das avenidas General David Sarnoff e Babita Camargos – começou com trânsito lento e muitas mudanças, tanto para motoristas quanto usuários das 103 linhas de ônibus que passam pelo local.
A ordem de serviço que deu início à execução da obra, parte do projeto do BRT de Contagem financiado pelo PAC Mobilidade 2 e cujo principal objetivo é agilizar o trânsito no entroncamento em até 45%, foi assinada no início da tarde pelo prefeito Carlin Moura. Desde o início da manhã, porém, motoristas se depararam com uma grande retenção de veículos, com reflexos na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli.
Com a interdição, a prefeitura do município orienta os motoristas a utilizarem a Via Expressa e a Avenida Tereza Cristina como alternativas de tráfego (veja ao lado). Cerca de 70 mil veículos utilizam o entroncamento diariamente. “Desenvolvemos o projeto dos desvios há mais de 90 dias contemplando o mínimo de impacto possível para o cidadão”, disse Rodrigo Tomaz, vice-presidente da TransCon, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem. Segundo ele, as alterações foram pensadas considerando um raio de 12 quilômetros. “Na primeira fase da obra teremos a construção das paredes da trincheira. Depois haverá a escavação e, em seguida, a construção da sustentação sobre a Avenida Babita Camargos, que passará por cima da General David Sarfnoff”, explica.
Para o mestre em engenharia de transportes e professor de Transporte e Trânsito da Universidade Fumec, Márcio Aguiar, a construção da nova trincheira chega com atraso, já que o cruzamento é considerado um ponto chave no acesso à Contagem.
A ordem de serviço que deu início à execução da obra, parte do projeto do BRT de Contagem financiado pelo PAC Mobilidade 2 e cujo principal objetivo é agilizar o trânsito no entroncamento em até 45%, foi assinada no início da tarde pelo prefeito Carlin Moura. Desde o início da manhã, porém, motoristas se depararam com uma grande retenção de veículos, com reflexos na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli.
Com a interdição, a prefeitura do município orienta os motoristas a utilizarem a Via Expressa e a Avenida Tereza Cristina como alternativas de tráfego (veja ao lado). Cerca de 70 mil veículos utilizam o entroncamento diariamente. “Desenvolvemos o projeto dos desvios há mais de 90 dias contemplando o mínimo de impacto possível para o cidadão”, disse Rodrigo Tomaz, vice-presidente da TransCon, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem. Segundo ele, as alterações foram pensadas considerando um raio de 12 quilômetros. “Na primeira fase da obra teremos a construção das paredes da trincheira. Depois haverá a escavação e, em seguida, a construção da sustentação sobre a Avenida Babita Camargos, que passará por cima da General David Sarfnoff”, explica.
Para o mestre em engenharia de transportes e professor de Transporte e Trânsito da Universidade Fumec, Márcio Aguiar, a construção da nova trincheira chega com atraso, já que o cruzamento é considerado um ponto chave no acesso à Contagem.