(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro dia de obras de trincheira tem trânsito lento em Contagem


postado em 11/03/2015 06:00 / atualizado em 11/03/2015 08:27

Obras para eliminar principal gargalo no trânsito começaram ontem(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press.)
Obras para eliminar principal gargalo no trânsito começaram ontem (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press.)
No primeiro dia da intervenção viária que promete eliminar o principal ponto de gargalo de Contagem, na Grande BH, preciso ter paciência. Prevista para ser executada nos próximos 15 meses a um custo total de R$ 23 milhões, a construção da nova trincheira do Shopping Itaú – no entroncamento das avenidas General David Sarnoff e Babita Camargos – começou com trânsito lento e muitas mudanças, tanto para motoristas quanto usuários das 103 linhas de ônibus que passam pelo local.

Confira as alterações no trânsito na região da obra
Confira as alterações no trânsito na região da obra
A ordem de serviço que deu início à execução da obra, parte do projeto do BRT de Contagem financiado pelo PAC Mobilidade 2 e cujo principal objetivo é agilizar o trânsito no entroncamento em até 45%, foi assinada no início da tarde pelo prefeito Carlin Moura. Desde o início da manhã, porém, motoristas se depararam com uma grande retenção de veículos, com reflexos na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli.

Com a interdição, a prefeitura do município orienta os motoristas a utilizarem a Via Expressa e a Avenida Tereza Cristina como alternativas de tráfego (veja ao lado). Cerca de 70 mil veículos utilizam o entroncamento diariamente. “Desenvolvemos o projeto dos desvios há mais de 90 dias contemplando o mínimo de impacto possível para o cidadão”, disse Rodrigo Tomaz, vice-presidente da TransCon, Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem. Segundo ele, as alterações foram pensadas considerando um raio de 12 quilômetros. “Na primeira fase da obra teremos a construção das paredes da trincheira. Depois haverá a escavação e, em seguida, a construção da sustentação sobre a Avenida Babita Camargos, que passará por cima da General David Sarfnoff”, explica.

Para o mestre em engenharia de transportes e professor de Transporte e Trânsito da Universidade Fumec, Márcio Aguiar, a construção da nova trincheira chega com atraso, já que o cruzamento é considerado um ponto chave no acesso à Contagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)