Jornal Estado de Minas

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragem fazem ato na Cidade Administrativa

O grupo se encontrou com secretários do governo para discutir pautas da categoria

João Henrique do Vale

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) se encontraram com secretários do governo de Minas na tarde desta quinta-feira na Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte.
A reunião foi realizada para discutir algumas reivindicações do grupo. Aproximadamente 400 pessoas, segundo os manifestantes, participaram do ato.

Os manifestantes se reuniram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e seguiram em ônibus até a sede do Governo de Minas. Enquanto uma comissão se encontrava com os secretários, o restante do grupo fazia apresentações artísticas e gritavam palavras de ordem na entrada dos prédios.

O grupo solicita a criação de uma lei que fundamenta os direitos dos atingidos por barragem, um fundo estadual e a criação de um órgão que fique responsável pelos atingidos por barragem. “Não há como fazer uma política estadual só com a Cemig ou com uma secretaria ou duas. Isso que é nossa reivindicação.
Também viemos discutir alguma pautas pendentes com o governo”, explicou Thiago Alves da Silva, um dos integrantes da coordenação MAB.

Nessa quarta-feira, os manifestantes ocuparam o saguão da Cemig. Depois de se encontrarem com o presidente da empresa, voltaram para a ALMG, onde seguem acampados. O ato aconteceu de forma pacífica.

O em.com.br entrou em contato com o Governo de Minas para ter um posicionamento sobre a reunião, mas até o fim desta reportagem não houve retorno. .