Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) se encontraram com secretários do governo de Minas na tarde desta quinta-feira na Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. A reunião foi realizada para discutir algumas reivindicações do grupo. Aproximadamente 400 pessoas, segundo os manifestantes, participaram do ato.
Os manifestantes se reuniram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e seguiram em ônibus até a sede do Governo de Minas. Enquanto uma comissão se encontrava com os secretários, o restante do grupo fazia apresentações artísticas e gritavam palavras de ordem na entrada dos prédios.
O grupo solicita a criação de uma lei que fundamenta os direitos dos atingidos por barragem, um fundo estadual e a criação de um órgão que fique responsável pelos atingidos por barragem. “Não há como fazer uma política estadual só com a Cemig ou com uma secretaria ou duas. Isso que é nossa reivindicação. Também viemos discutir alguma pautas pendentes com o governo”, explicou Thiago Alves da Silva, um dos integrantes da coordenação MAB.
Nessa quarta-feira, os manifestantes ocuparam o saguão da Cemig. Depois de se encontrarem com o presidente da empresa, voltaram para a ALMG, onde seguem acampados. O ato aconteceu de forma pacífica.
O em.com.br entrou em contato com o Governo de Minas para ter um posicionamento sobre a reunião, mas até o fim desta reportagem não houve retorno.