Minas Gerais tem um representante na Nasa. O estudante de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mateus Oliveira, de 22 anos, integra a equipe do Laboratório de Sistemas Espaciais, responsável pelo projeto Rascal, patrocinado pela agência norte-americana. Jovem retorna para o Brasil em 2016, ano em que o acontecerá o lançamento.
A ida de Mateus para a Universidade de Saint Louis, em Missouri, aconteceu por meio do programa Ciência sem Fronteiras, em junho do ano passado. Desde então, ele se incorporou ao grupo que desenvolve o projeto Rascal, que é composto de duas pequenas naves espaciais. O objetivo é aprimorar tecnologias de operações de proximidade e percepção no espaço.
“Após o lançamento, uma nave vai sincronizar com a outra e, dessa forma, obteremos parâmetros de distância e velocidade que, posteriormente, serão processados e deverão contribuir para aprimorar manobras no espaço”, explica o estudante. O objetivo é facilitar futuras missões espaciais e contribuir para a manutenção da Estação Espacial Internacional.
Natural de Pará de Minas, cidade da Região Centro-Oeste de Minas Gerais, o estudante veio para a capital mineira em 2009 para estudar em um cursinho pré-vestibular. Um ano depois, conseguiu passar na UFMG e outras três universidades. Lá, se integrou por dois anos o time de Aerodesign da Universidade.